domingo, 3 de maio de 2015

Marketing

É uma das áreas mais queridinhas pelos administradores,é uma área especializada em aumentar as vendas da organização.Mas o que realmente um profissional de marketing faz? Ele detecta e aproveita as oportunidades no mercado, atrai o consumidor e atende as necessidades do cliente. Ele traça e executa estratégias para conquistar o público a uma determinada marca, constrói e mantém a boa imagem do produto.

“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers) 
“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Phillip Kotler) 

O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação: 

- Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público; 
- Escolha do preço certo para estes produtos; 
- Distribuição eficiente e ágil; 
- Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos-de-venda, sorteios, merchandising, mala-direta, etc). 

Composto de Marketing:

Antes conhecido como os 4 Ps,o conjunto de instrumentos à disposição do administrador para implementar uma estratégia de marketing hoje é conhecido como os 4 Cs, que é voltada ao cliente, sendo eles:
1-Cliente: É o ponto mais importante dos 4Cs.São as pessoas,onde vem desejos e necessidades no produto ou serviço para satisfazer.É entender e satisfazer seus clientes.Ouvir opiniões,realizar pesquisas e aumentar a fidelidade dos clientes.
2-Custo: É o custo que é considerado justo pagar pelo produto,ou serviço para satisfazer suas necessidades.É importante  que a empresa conheça bem o perfil de seus consumidores para que esteja bem alinhado com a percepção de valor do cliente.
3-Conveniência: É como sua empresa,produto ou serviço se adapta ás necessidades e comodidades do cliente.Questões como conforto, distância, facilidade de acesso e localidade, são importantes considerações da empresa para com o cliente que anseia praticidade.
4- Comunicação: Refere-se a promoção e integra todas as atividades que procuram promover a empresa ou marca.É o caminho que a empresa constrói para que o cliente chegue até ela. É necessário divulgar e propagandear.É importante conhecer bem o cliente e a melhor forma de atender suas necessidades, para que gere bons resultados de vendas e de fidelização.

As definições de Marketing

Segue algumas definições segundo Philip Kotler,o pai do Marketing:

"O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda."

"Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores."

"Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."

O objetivo do Marketing:

Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços com o objetivo que satisfaçam metas individuais e organizacionais.O objetivo é obter e manter clientes!

Pergunta aos seguidores:
Na visão do Marketing,qual empresa hoje em dia representa uma boa estratégia?







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